4 Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) 2013 - Resíduos Sólidos.

O Blog Sou Ecológico recomenda o Projeto Floresta Sustentável.

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

11 setembro 2012


O Projeto Floresta Sustentável é uma realização da Fundação Garcia D’Ávila patrocinada pela Petrobras. Segundo o coordenador técnico do projeto, Alvaro Meirelles, estão sendo recuperados 90 hectares de áreas degradas remanescentes de Mata Atlântica para formar um corretor ecológico e mais de mil pessoas estão sendo envolvidas nas ações do projeto de conservação ambiental, nas comunidades de Sapiranga/Tapera, Barreiro, Pau Grande e Campinas. “O município de Mata de São João tem apenas 20% de sua vegetação original preservada. O projeto visa justamente fazer com que esta preservação seja ampliada”, destacou Alvaro.

Aprovado na seleção pública de 2010 do Programa Petrobras Ambiental (PPA), o projeto Floresta Sustentável promove ações para restaurar áreas degradadas de Mata Atlântica em trecho de Área de Preservação Permanente do rio Pojuca. Também são realizadas atividades para conservar o ambiente da Reserva da Sapiranga, promover a educação ambiental e fomentar atividades sustentáveis de geração de renda.

As comunidades envolvidas com o projeto vão recebem cursos de aproveitamento dos recursos naturais para atividades artesanais, de produção de mudas de vegetais nativos, formação de sistemas agroflorestais e de ecoturismo. Meirelles ressaltou que o projeto de conservação ambiental também vai promover o desenvolvimento econômico da região e melhorar a qualidade de vida das comunidades de modo sustentável.

Centro de Educação Ambiental e visitação

O Projeto Floresta Sustentável está construiu um centro de visitantes na Reserva da Sapiranga, em Mata de São João. A construção faz parte das ações propostas pelo Projeto Floresta Sustentável. O novo centro tem três módulos, onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental.

No local, há uma sala de vídeo, duas salas de aula, biblioteca, oficinas de artesanato, loja para venda de peças artesanais, mudas e outros produtos. O centro construído em em madeira de eucalipto oferece acesso para cadeirantes e sanitários adaptados para pessoas com deficiência.

Confira o vídeo que resume as ações 
realizadas pelo Projeto Floresta Sustentável ao longo do do ano de 2011.



Informações cedidas ao Blog Sou Ecológico pelo coordenador do
Projeto Floresta Sustentável - Alvaro Meirelles.

ACOMPANHE O PROJETO NAS REDES SOCIAIS

Site: http://www.florestasustentavel.org.br
Twitter: http://twitter.com/alvaromeirelles
Blog: http://grupomeirelles.blogspot.com
Canal You Tube: http://www.youtube.com/user/pflorestasustentavel
Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲