4 Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) 2013 - Resíduos Sólidos.

No Sou Ecológico...Ser Ecológico e Sustentável é possível. Aprenda com simples dicas.

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

29 junho 2012




Após essas dicas você poderá ajudar o planeta a durar muitos e muitos anos:

No Lar

* Compre carne certificada, procure carnes com certificado que informe que o produto não venha de área de desmatamento ilegal na Amazônia.

Destino certo para computadores e aparelhos eletrônicos: Muitas empresas estão trabalhando em reutilizar computadores e aparelhos eletrônicos. Antes de jogar no lixo, procure alguma dessas empresas na sua cidade.

Reutilizar água da máquina de lavar, a maior parte da água que consumimos em casa é usada na máquina de lavar roupa, na limpeza de casa e garagem. Uma boa solução para diminuir a conta de água e não desperdiçar água. Tenha um balde grande e coloque a mangueira que sai da máquina nele. Assim, a água que lava a roupa pode ser usada na limpeza da casa e no quintal.

Sensores de luz em casa, as crianças são bastante esquecidas quando a questão é apagar luz, até nós adultos nos esquecemos. O uso de sensores ajuda bastante na economia de luz. Uma grande criação foi do designer TIM Holley. A criação recebeu o nome Tio Light System. Feito para ensinar os pequenos a terem consciência ambiental. É um interruptor que muda de cor conforme o tempo que a luz ficou acessa. Pena, não estar ainda a venda.

Não jogar óleo de cozinha na pia, quando a água de esgoto possui muito óleo, seu tratamento será mais difícil e custará mais ao governo. Deve-se guardar o óleo utilizado em frituras e disponibilizá-lo para pessoas que o queiram. Muitas pessoas fazem e vendem sabão artesanal feito de óleo de cozinha.

Use vinagre para limpeza, muitos produtos de limpeza agridem a natureza, seja poluindo o ar ou a água. O vinagre pode ser usado para várias coisas como: tirar manchas de roupas (1 colher de vinagre esfregue a roupa e deixe de molho), tirar o odor de fezes de animais, ajudar a tirar gordura do fogão e louças.

Separar o lixo reciclável: O ato de separar o plástico dos outros lixos já é uma grande contribuição. Pois, os plásticos muito sujos não são aceitos nas empresas de reciclagem.

Consumo de espécies marinhas abundantes, existem peixes e frutos do mar que estão ameaçados de extinção. Então, coma mais lula, robalo (quando criado em cativeiro), manjuba, salmão (quando criado em cativeiro) ou camarão – rosa (quando criado em cativeiro) que são espécies abundantes.

Na Engenharia - A obra sustentável

A sustentabilidade de uma obra moderna é avaliada pela sua capacidade de responder de forma positiva aos desafios ambientais de sua sociedade, sendo ela mesma um modelo de solução. A Casa Sustentável deve(ria):

Usar recursos naturais passivos e de design para promover conforto e integração na habitação;

Usar materiais que não comprometam o meio ambiente e a saúde de seus ocupantes e que contribuam para tornar seu estilo de vida cotidiano mais sustentável (por exemplo, o usuário de embalagens descartáveis deveria usar produtos reciclados a partir dos materiais que, em algum momento, ele mesmo usou);

Resolver ou atenuar os problemas e necessidades gerados pela sua implantação (consumo de água e energia);

Prover saúde e bem-estar aos seus ocupantes e moradores e preservar ou melhorar o meio ambiente.
Todos esses desafios teriam de ser considerados em todo o ciclo de vida da habitação, sendo esta pensada como uma obra aberta: sempre passível de ampliação e melhoramentos.

No Cotidiano

Antes de adquirir um novo produto, reflita se ele é realmente necessário;

Adquira produtos cujas embalagens possam ser reutilizadas;

Procure adquirir produtos que tenham refil;

Utilize sacolas retornáveis para fazer suas compras. Se for necessário utilizar a sacolinha plástica, procure colocar o máximo de produtos na mesma sacola;

Evite adquirir e consumir produtos descartáveis, para isso adote uma caneca;

Procure adquirir pilhas e baterias recarregáveis; após o uso devolva-as ao fabricante pois ele é responsável pelo destino final destes materiais;

Cultive as plantas trepadeiras para cobrir os muros e cercas;

Utilize a água e energia com responsabilidade;

Procure captar e reaproveitar a água da chuva para regar as plantas ou limpar as áreas externas;

Sempre que possível, locomova-se a pé, de bicicleta ou utilize o transporte coletivo;

Procure comprar calçados mais ecologicamente corretos, na fabricação de calçado é usada muita água e quanto mais o fabricante se preocupa em fabricar calçados ecologicamente corretos melhor. Um exemplo de calçados ecologicamente corretos são as sapatilhas da marca Capodart que são feitas de plástico reciclável;

Procure roupas mais ecologicamente corretas, o fato de ser ecológico não quer dizer que é feio. Existem marcas que estão se especializando em criar roupas feitas de garrafa pet como é o caso da Fujiro.

Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲