4 Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) 2013 - Resíduos Sólidos.

Especial Rio+20 - Glossário da Rio+20.

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

29 maio 2012

- Rio+20
Nome da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em homenagem aos 20 anos da Eco 92. Ocorre de 13 a 22 de junho de 2012 no Rio de Janeiro.

- BRICS
Grupo de cooperação política que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

- Conselho de Desenvolvimento Sustentável 
Conselho cuja criação será debatida durante a Rio+20. O objetivo é montar um grupo de países membros da ONU que teria poder político para implementar iniciativas de desenvolvimento sustentável.

- CFSC
Comitê Facilitador da Sociedade Civil Brasileira, organiza a Cúpula dos Povos.

- Cúpula dos Povos 
Evento paralelo e crítico à Rio+20 que ocorre no Aterro do Flamengo, de 13 a 22 de junho. Reúne mesas de debate sobre os desafios para o futuro sustentável do planeta.

- Desenvolvimento sustentável
Conceito que visa unir a preocupação de desenvolvimento econômico da geração atual sem comprometer os recursos do planeta de maneira que impeça o desenvolvimento das gerações futuras. Tem três bases: ambiental, econômica e social.

- Economia verde 
Conceito cuja definição está em debate na Rio+20. Gira em torno de oportunidades de negócios que levem em conta os conceitos do desenvolvimento sustentável.

- Efeito estufa
Fenômeno natural de retenção do calor emitido pela Terra, que, por sua vez, é resultado do aquecimento da superfície terrestre pela radiação solar. Esse processo natural, que fornece a temperatura necessária para o estabelecimento e sustento da vida na Terra, é possível graças aos gases de efeito estufa cujas moléculas capturam calor na atmosfera terrestre.

- G-20
Fórum formado por ministros da economia e de bancos centrais da União Europeia e mais 19 países estabelecido em 1999.

- G-77 + China
Grupo da ONU que reúne países em desenvolvimento, do qual o Brasil faz parte. O G77 negocia como um bloco na Rio+20. Apesar do nome, ao todo são 131 países.

- Mudança climática 
Mudança que possa ser, direta ou indiretamente, atribuída à atividade humana, que altere a composição da atmosfera planetária e que se some àquela provocada pela variabilidade climática natural observada ao longo de períodos comparáveis.

- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Lista de metas e objetivos voluntários de desenvolvimento, a serem cumpridos até a Rio+40, em 2032. Foram inspirados nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

- Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 
Conjunto de oito objetivos e 22 metas adotados em 2000 que deveriam ser cumpridos até 2015. Entre eles estão a erradicação da pobreza e da fome, o acesso ao ensino universal e a redução da mortalidade infantil, entre outros.

- Protocolo de Montreal
Acordo internacional ratificado por todos os membros da ONU, que se comprometeram a substituir os chamados gases CFC (clorofluorcarbonos) -- que aumentavam o buraco na camada de ozônio da atmosfera. Entrou em vigor em 1989 e é considerado um dos documentos diplomáticos internacionais de maior sucesso da história.

- Protocolo de Kyoto 
Acordo internacional voltado para o combate a emissões de gases estufa, para controlar o aquecimento global e evitar mudanças climáticas. Obriga nações desenvolvidas a reduzir suas emissões em 5,2% entre 2008 e 2012. Assinado e ratificado por 191 países, entrou em vigor em 2005. Em 2011, foi prorrogado até 2017 ou 2020 (o prazo final não foi definido). O acordo não foi assinado por Afeganistão, Andorra e Sudão do Sul. Os Estados Unidos assinaram, mas não ratificaram – por isso, não são obrigados a reduzir suas emissões. Em novembro de 2011, o Canadá informou sua saída do protocolo.

- Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente)
Órgão da ONU sem poder de agência sediado no Quênia. O fortalecimento do Pnuma e uma possível transformação em agência são assuntos que serão debatidos na Rio+20.

- Rio 92/ Eco 92
Primeira edição da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, também conhecida como “Cúpula da Terra”, que ocorreu em 1992 no Rio de Janeiro e consagrou o conceito de “desenvolvimento sustentável”.

- Segmento de alto nível 
É a fase final da negociação da Rio+20 que ocorre de 20 a 22 de junho, com a presença de chefes de Estado e seus representantes.

- UNCSD
Sigla em inglês da Rio+20: Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲