Questões sobre Patrimônio Ambiental e Fontes de Financiamento - Part.- 1

中文   Français   Deutsch   Italiano   日本   English   Россию   Español

03 dezembro 2011


1- O que são Ativos Ambientais?
Representam os estoques dos insumos, peças, acessórios, etc. utilizados no processo de eliminação ou redução dos níveis de poluição; os investimentos em máquinas, equipamentos, instalações, etc., adquiridos ou produzidos com intenção de amenizar os impactos causados ao meio ambiente.

2- O que são Passivos Ambientais?
Qualquer obrigação de curto e longos prazos, destinados única e exclusivamente a promover investimentos em prol de ações relacionadas a extinção ou amenização dos danos causados ao meio ambiente.

3- O que patrimônio?
É o conjunto de bens materiais e/ou imateriais que contam a história de um povo e sua relação com o meio ambiente, o legado que herdamos do passado e que transmitimos a gerações futuras.

4- Patrimônio Material.
São os aspectos mais concretos da vida humana, e que fornecem informações sobre as pessoas. Cultura material é o mesmo que objeto ou artefato.

5- Patrimônio imaterial.
É o conjunto de manifestações populares de um povo, transmitidos oral ou festualmente, recriados e modificados ao longo do tempo, locais dotados de expressivos valores para a História, assim como as paisagens, também são representações do patrimônio imaterial, escolha desse tipo de patrimônio acontece de 2 em 2 anos, através de um júri internacional.

6- Patrimônio Ambiental e Natural
Relaciona à categoria dos bens naturais que, dado seu valor em termos de biodiversidade, cultura, valor econômico ou paisagístico, merece ser protegido pela sociedade, formações geológicas e regiões que constituem habitat de espécies animais e vegetais ameaçadas, com valor universal excepcional do ponto de vista da ciência ou da conservação.

7- A historia das questões ambientais estão relacionadas.
Interação humana e capacidade de intervenção,movimentos econômicos internacionais, humanização da questão ambiental.

8- Meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
A cultura da sustentabilidade, eco-mercado.

9-Fontes de Financiamento.
Organizações Internacionais,organizações Estatais,organizações da Sociedade Civil.

10- Quais os ponto principais para elaboração de um projeto ambiental
Um ambiente adequado para o desenvolvimento do trabalho, trabalho participativo em grupo,tempo e paciência,conhecimento técnico.

11- Quais variáveis importantes nesse desenvolvimento de projeto?
Papel da Liderança, capacidade Técnica,criatividade e o Comprometimento.

12-Definições mínimas para elaboração de projetos.
Pesquisar sobre a instituição de fomento, analisar outros projetos aprovados, montantes demandados, Estruturar a equipe ou grupo de pesquisa, traduzir objetivamente as funções e etapas, hierarquizar funções, forma de tratamento dos dados, combinação das linhas temáticas de cada um, definir quantas pessoas comporão a equipe; a operacionalização e dedicação de cada membro da equipe.

Fonte: Aulas de Meio Ambiente e Patrimônio Ambiental e Fontes de Financiamento para Projetos Ambientais.
Compartilhe:

Receba as notícias por e-mail!

Siga o Sou Eco nas redes sociais!

»Não deixe de ler:

Franklin Oliveira

Técnico em Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Consultor Ambiental Autônomo, Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, atua na elaboração, implementação e acompanhamento de projetos e programas ambientais voltados à sustentabilidade, educação ambiental, impactos ambientais, gestão de riscos ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos.

E-mail Canal no You Tube

Sou Ecológico - Muito Mais Eco
▲